Anta louka

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quadriplicou a exibições de filmes nacionais com a "lei da TV paga"


O número de obras brasileiras veiculadas em 15 dos principais canais de TV por assinatura do país foi quadruplicado desde que entrou em vigor, há seis meses, a Lei 12.845, conhecida como a Lei da TV Paga, de acordo com balanço da Agência Nacional de Cinema (Ancine) apresentado na última quinta-feira, 21, no Rio Content Market, evento organizado pela ABPI (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).
A Lei da TV Paga obriga os canais que exibem filmes, séries e shows no horário nobre a reservarem ao menos duas horas e meia semanais para programas feitos no Brasil, sendo metade desse tempo para produtoras independentes
Segundo o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, em janeiro do ano passado, os 15 canais levantados exibiram 56 obras brasileiras, número que chegou a 280 em setembro, quando entrou em vigor a obrigatoriedade. Em dezembro, 273 programas brasileiros foram ao ar nesses canais.
A ampliação do espaço para exibição aqueceu o mercado, aumentando o número de produtoras filiadas a associações organizadas e o próprio número de projetos aprovados pela Ancine.
“Isso é bom porque são empregos qualificados, é a retenção de divisas no país, a geração de riqueza e significa que o país está sendo capaz de produzir a sua própria imagem, e um país que não faz isso tem muita dificuldade de afirmação na cena internacional”, destacou Manoel Rangel.




De acordo com a Ancine, cresceu também o número de canais brasileiros de TV fechada, com a criação de 16 novos canais de três horas diárias e quatro de doze horas diárias de programação. A lei prevê que um sexto dos canais seja nacional, fatia que vai aumentar para um terço em setembro deste ano, quando o tempo obrigatório de programação nacional vai subir de duas horas e meia para três horas e meia.

O cenário de maiores oportunidades impõe desafios, como aumentar a agilidade da Ancine na aprovação de projetos. Outros passos necessários, de acordo com o diretor-presidente, são o aumento da quantidade de pessoal qualificado, a modernização das infraestruturas de produção e pré-produção, o estímulo ao mercado de licenciamento de novas obras e um maior desenvolvimento do mercado fora da Região Sudeste.

Manoel Rangel argumentou que a população também saiu ganhando com a Lei da TV Paga. “Para a sociedade brasileira, esses seis meses trouxeram maior diversidade e maior pluralidade na programação da TV por assinatura, mais conteúdo brasileiro, mais canais jornalísticos e mais diversidade na informação”, explicou. Ele disse também que o cenário de maior competição entre as operadoras está começando a reduzir preços.

creditos:(http://revistaforum.com.br)
Link:Quadriplicou a exibições de filmes nacionais com a "lei da TV paga"
Tags:canaiscinemafilmesleiobras

frase:

Tá passando mal? Compre um ferro novo e passe bem!

0 comentários:

Postar um comentário